Consequências a longo prazo da utilização Crónica de inibidores da bomba de protões

malabsorção

a primeira consequência potencial a longo prazo da utilização crónica de PPI é a má absorção de minerais-chave no organismo, nomeadamente cálcio e magnésio. A perda destes minerais pode levar a fracturas ósseas ou anomalias cardíacas.a diminuição da absorção de cálcio (hipocalcemia) A utilização de PPI a longo prazo tem sido associada a um aumento do risco de osteoporose e diminuição da densidade mineral óssea (DMO), com um aumento de 35% do risco de fracturas. O cálcio tem um papel importante na saúde e formação óssea, uma vez que é um componente-chave da hidroxiapatita (o principal elemento estrutural do osso). O material ósseo é um grande reservatório de cálcio e pode conter mais de 99% do cálcio corporal. A hipótese para o mecanismo das fracturas ósseas induzidas pelo PPI é que a absorção dietética de cálcio depende de um ambiente ácido no tracto gastrointestinal (GI). Devido à diminuição da acidez resultante do efeito farmacológico da PPI, ocorre uma potencial perda de absorção de cálcio. Esta redução na absorção de cálcio conduz a uma diminuição da actividade osteoclástica, diminuindo assim a DMO, aumentando assim o risco de fractura.

as orientações ACG de 2013 sobre a doença de GERD indicam que a osteoporose existente não constitui uma contra-indicação para a terapêutica com IPS. Os doentes com osteoporose podem continuar a receber tratamento com IPS, a menos que exista outro factor de risco para fracturas da anca. Além disso, em Março de 2011, a FDA modificou o seu aviso de osteoporose e fractura. Concluiu-se que os produtos OTC não justificam alterações no rótulo, por forma a incluir advertências sobre o risco de fractura. no entanto, vários estudos demonstraram uma associação entre o uso de PPI a longo prazo e o risco de fracturas, mas contêm numerosos elementos de confiança. São frequentemente observados factores de risco comuns para fracturas, tais como um estilo de vida sedentário e o uso concomitante de certos medicamentos (ex. diuréticos tiazídicos, terapêutica hormonal de substituição, corticosteróides) em doentes que tomam por rotina inibidores da protease (PPIs). Adicionalmente, os doentes que tomam doses elevadas de PPI apresentam um risco de fractura mais elevado do que os doentes que tomam doses mais baixas de OTC. Por último, é mais provável que os doentes que tomam PPI durante longos períodos de tempo (>1 ano) sofram uma fractura. uma análise dos dados obtidos no estudo canadiano multicêntrico de osteoporose revelou que a utilização de PPI estava associada a uma DMO mais baixa, particularmente na anca e no colo do fémur, quando comparada com a utilização sem PPI. No entanto, a utilização de PPI a longo prazo não foi associada a um declínio acelerado da DMO. O Targownik et al relatou que os doentes que usavam PPI tinham DMO mais baixa; no entanto, estes doentes eram significativamente mais velhos (66, 3 vs. 60, 9 anos).; P <.001) e tinham um índice de massa corporal médio mais elevado (IMC) (28, 3 vs. 26, 9; P <.001). os dados relativos ao IPP e à fractura permanecem relativamente inconclusivos e conflituosos na ausência de factores de risco adicionais. De acordo com as orientações ACG de 2013, não há evidência suficiente para justificar testes de rotina da DMO, suplementação de cálcio ou outras precauções de rotina devido à utilização de PPI. Em contrapartida, o Health Canada emitiu um alerta em abril de 2013 afirmando que os doentes com factores de risco existentes para a osteoporose devem ser cuidadosamente monitorizados e devem também receber uma terapêutica de curta duração com IPS na dose mais baixa eficaz. Isto é paralelo às recomendações atuais da FDA, apesar da falta de recomendações da ACG. Se estiver indicada a suplementação com cálcio, a utilização de citrato de cálcio é o suplemento de cálcio preferido em doentes a tomar PPIs, uma vez que pode ser absorvida na ausência de um ambiente ácido.

diminuição da absorção de magnésio (hipomagnesemia)

Em março de 2011, a FDA emitiu um aviso relativamente aos baixos níveis séricos de magnésio associados à utilização a longo prazo de PPI. Uma análise dos relatórios do sistema de notificação de eventos adversos da FDA (AERS) afirma que aproximadamente 1% dos pacientes que experimentaram um efeito adverso enquanto em um PPI experimentaram hipomagnesemia. Desconhece-se o mecanismo por detrás das alterações na absorção. Os sintomas de hipomagnesemia incluem convulsões, arritmias, hipotensão e tetania. Hipomagnesemia também é potencialmente fatal. A hipomagnesemia relacionada com o uso crônico de PPI não foi abordada nas diretrizes ACG de 2013. todas as PPI estão associadas a uma diminuição da absorção de magnésio. A hipomagnesemia foi mais comum em doentes mais velhos a tomar um IPC (média de idade de 64, 4 anos). O tempo médio até ao início da hipomagnesemia foi de 5, 5 anos após o início da terapêutica. Da mesma forma, uma revisão sistemática de relatórios de casos descobriu que os pacientes que apresentaram hipomagnesemia em associação com o uso de PPI também apresentaram outras perturbações eletrolíticas, especificamente hipocaliemia e hipocalcemia. Hipomagnesemia geralmente resolveu-se com a descontinuação do PPI e recurred logo após o PPI foi reiniciado. o uso concomitante de medicamentos que também diminuem o magnésio aumenta o risco de hipomagnesemia significativa. Danziger et al relataram que os pacientes que tomam um PPI com um diurético têm um risco quase 55% maior de hipomagnesemia do que os pacientes que tomam apenas um PPI.

An FDA Drug Safety Communication warns of the risks of hypomagnesemia and recommends that providers monitor serum magnesium levels in patients taking PPIs. A FDA sugere que os prestadores obtêm níveis séricos de magnésio antes do início da terapêutica e periodicamente a partir daí para os doentes que irão continuar o tratamento prolongado e para os doentes que tomam medicamentos que também causam hipo-magnesemia. Os doentes que apresentem hipomagnesemia clinicamente significativa podem requerer a interrupção da terapêutica com PPI, a substituição de magnésio através de métodos orais ou IV e o tratamento com uma classe alternativa de medicamentos para as condições GI, tais como um H2RA.

Deixe um comentário